Uma Herdade na Alentejo!

UK D

Montalegre Site do Alentejo: Agricultura!

Clicável para ampliação
Beaf cattle
Beaf cattle
Beaf cattle
Beaf cattle

Criação de Gado

Criação adequada à espécie, ração ecológica, control rigeroso, qualidade para apreciadores de bons sabores - isso tem de ser!

Nós somos um empreendimento agrícola exclusivamente de vacas reprodutoras das raças Limousin e Charolais. É garantido que o bezerro fica durante o primeiro ano da sua vida com a mãe, na cerca, alimentando-se de leite maternal, ervas e da nossa palha. Nada mais!

Limousin

O vitelo Limousin é originário da França e dele se faz um aproveitamento único da carne. É unicolor, vermelho claro até vermelho escuro, no focinho e em volta dos olhos mais claro. O animal é robusto e modesto. Por isso está bem apto à exploração de extensos espaços verdes. O parto fácil é uma das características especiais desta raça. Uma bacia comprida, declinada e larga é de vantagem para um parto fácil. O peso natal do vitelo tem de ser de preferência em volta de 39kg, o da vitela aproximadamente de 36kg.

Por causa do seu baixo peso natal, esta raça é boa para ser cruzada com manadas de vacas leiteiras. Os seus descendentes são bem crescidos e distinguem-se por uma abundância de carne nas costas e na coxa.

O espaço do aparelho digestivo relativemente pequeno, uma ossatura fina e grande abundância de carne, garantem um alto aproveitamento. A raça Limousin tem um baixo teor em gordura e o depósito de gordura contido nos músculos dos animais engordados é bom. Esta característica junto com uma tenra fibra muscular, resulta numa boa qualidade de carne.

A origem e geração da raça Limousin encontram-se nas menos férteis altitudes médias das montanhas no sudoeste da França. Um livro de registo do gado de criação foi fundado em 1886. Em princípio salientou-se a utilização como animal de tiro. A mudança para vitelo de carne realizou-se a partir de 1900.

Charolais

ORIGEM: É na região de Saône-et-Loire e Nièvre que esta raça autóctone francesa tem o seu solar. O efectivo da raça Charolesa em França é de cerca de dois milhões de animais. Contudo, devido às características zootécnicas, bem reconhecidas dos bovinicultores de todo o mundo, a raça Charolesa está implantada em 70 países, nos 5 continentes e sobre todos os climas, constituindo assim, uma das raças mais importantes a nível mundial.

CARACTERÍSTICAS: - Raciais - - Pelagem uniformemente branca, apresentando-se por vezes creme. Mucosas claras , sem malhas. - Morfologicamente a raça bovina Charolesa é comprida, larga, com linha superior dorso-lombar direita e volumosa. Os membros são fortes e bem aprumados, com a nádega bastante volumosa, arredondada e caída. A anca é ligeiramente apagada mas bastante larga, assim como a garupa. Tórax profundo, bem arqueado e com uma boa ligação à espádua. A linha abdominal é paralela à linha dorso-lombar. - A cabeça é relativamente pequena, curta, fronte larga, rectilínea ou ligeiramente côncava. - No que se refere em termos ponderais, é uma raça bastante corpulenta, com pesos em adulto entre os 650 a 800 Kg para as fêmeas, e de 950 a 1200 Kg para os machos.

Aviso:

Esta página amostra informação básica. É regularmente atualizada. Não há garantia de que os factos estão correctos e completos.

Contact | Impressum | Disclaimer (alemão) | | ©2005-2013 Kornelia Duwe | Design by Sascha Geng