Agricultura na Alentejo

UK D

Herdade Casa Velha

Clicável para ampliação
Porcos Alentejanos
Porcos Alentejanos
Porca Alentejana

Porco Alentejano

O Porco Ibérico é uma raça única. É também a última raça na Europa que conseguiu manter o seu carácter próprio. Por isso dá uma contribuição valorosa à herança genética do mundo. É um animal único, com uma adaptação perfeita ao seu ambiente natural.

O Porco Alentejano é um animal privilegiado. Os nossos porcos crescem quase na liberdade total e alimentam-se de comida natural. Na base desta qualidade de vida o porco ibérico é considerado como o aristocrata entre as raças suínas vivas pelo mundo fora.

Pernas magras, compridas e fortes, focinho aguçado, pouco cerdoso e de pele preta - essas são as principais características pelas quais o nosso Porco Alentejano é reconhecido. Esta raça é o resultado duma adaptação ao longo dos séculos e põe este animal em condições de aproveitamento perfeito dos recursos naturais no seu espaço vital.

O porco ibérico desenvolveu características genéticas, possibilitando-lhe conservar reservas lípidas na sua massa muscular.The Porco Alentejano developed a genetic ability to store large fatty deposits that become part of its muscle mass and create a characteristaric white streaks that give the ham its incomperable marbleised texure and aroma.

Depois do período de aleitamento, começa a preparação para a engorda. O porco come então ervas, espigas, sementes, bolbos e cereais até atingir, depois de cerca um ano, um peso entre 80 e 115 kg. Este é a melhor altura para o porco se aproveitar da oferta de comida durante a época da bolota.

Durante a engorda à bolota, os animais comem diáriamente até 10kg. Nesta época cada animal precisa entre 1,5 e 2ha de terreno para remediar o seu consumo. O facto de estar sempre em movimento à procura de comida é uma das essenciais razões para a boa qualidade da carne.

Criação adequada à espécie

Por natureza os porcos sentem-se mais confortáveis quando vivem ao ar livre. Assim, ficam o mais saudável possível e têm uma carne muito saborosa. Os nossos porcos vivem durante o ano inteiro numa cerca ao ar livre, com pasto, árvores, arbústos, lamaçeira e cabanas. Neste ambiente sentem-se felizes, são robustos e imunes contra doenças.

Os nossos porcos pretos (Porco Alentejano) alimentam-se da maior parte das coisas que encontram no campo. Isso agrada aos porcos e à natureza, porque foçando a terra, os porcos rebentam com o céspede, criando de cada vez novos espaços vivos para raras espécies animais e florais.

Da sua ementa fazem parte: ervas, verduras, minhocas, caracóis e tudo mais que conseguem encontrar na terra. Como alimentação suplementar só recebem cereais (milho, triticale, cevada, trigo e aveia), geralmente de cultivo próprio. Por princípio, os nossos porcos não recebem medicação profiláctica, soja importada (muitas vezes é manipulada geneticamente), e rações com suplementos químicos.

Criação adequada à espécie, ração ecológica, control rigoroso, qualidade para apreciadores de bons sabores - isso tem de ser!

Aviso:

Esta página amostra informação básica. É regularmente atualizada. Não há garantia de que os factos estão correctos e completos.

Contact | Impressum | Disclaimer (alemão) | | ©2005-2013 Kornelia Duwe | Design by Sascha Geng