Alentejo - o coraçâo de Portugal

UK D

Informação sobre Portugal

Comida e Gastronomia

ComidaO regime alimentar básico é constituído por peixe, carne, vegetais e fruta. Apesar de as águas em Portugal serem ricas em peixe fresco, o prato nacional continua a ser o bacalhau seco e salgado, que é muitas das vezes importado. Em alguns países, na altura do Natal, o prato tradicional é o peru, ao passo que em Portugal se come bacalhau cozido, com grão, batatas e couves cozidas e regado com azeite. É normal que em muitas zonas seja pouco frequente o consumo de carne, apesar do Alentejo ser conhecido pelos seus derivados de porco e Trás-os-Montes, pelas suas carnes curadas. O pão e os doces - um dos últimos legados da ocupação dos Mouros - apresentam-se numa multiplicidade de formas e especialidades regionais, tais como os Dom Rodrigos do Algarve. O vinho é a bebida de eleição dos portugueses às refeições.

A sopa é, geralmente, o primeiro prato de uma refeição mas, em algumas regiões de Portugal, ela constitui o jantar de muitas famílias, não por necessidade, mas sim por tradição. No Alentejo, depois da sopa, é frequente comer-se pão com azeitonas. A verdade é que existem tantas sopas, que tivemos que seleccionar as mais conhecidas:

Caldo Verde: consiste num puré de batata, com couve cortada às tirinhas e com um pouco de azeite. Grande parte das vezes, é servido com uma rodela de chouriço e acompanha-se com broa de milho ou pão de trigo. Canja de galinha: esta sopa é, mais ou menos, um caldo de galinha com arroz, miúdos e ovos de galinha.

Sopa da Pedra: uma das mais ricas sopas portuguesas. A lenda conta que havia um monge que ia de casa em casa pedir água para fazer um sopa com a pedra que trazia consigo. Como as pessoas tinham pena dele, acabavam sempre por lhe dar mais qualquer coisa. Nos dias de hoje, esta singela sopa é composta por feijão encarnado, orelha de porco, entrecosto, carne de vaca, toucinho, chouriço fumado, morcela, couve lombarda, batatas, cenouras, alho, farinheira, hortelã, coentros e, como não podia deixar de ser, uma pedra. Sopa de Tomate: esta é uma sopa muito saborosa feita com tomates e cebolas e é servida com um ovo escalfado. Açorda: a açorda tradicional era feita para aproveitar o pão duro. As Fatias de mão são encharcadas com água quente e um pouco de azeite. Num almofariz é efectuada uma mistura de alho, com sal grosso e coentros, que se junta ao pão, dando-lhe um sabor e um odor extraordinários. Mas não ficaria completa, claro está, sem o seu ovo escalfado.

Apesar de não serem consumidos com muita frequência em algumas regiões de Portugal, os pratos de carne também têm o seu lugar na tradição portuguesa.

Cabidela: este é basicamente um prato de galinha com arroz, que se diferencia dos outros por lhe ser acrescentado, durante a cozedura, o sangue de galinha misturado com vinagre (para não coalhar).

Carne de porco à Alentejana: esta é uma combinação invulgar de marisco com carne de porco, mas muito saborosa. Os cubos da carne são fritos, depois de terem estado marinados em massa de pimentão, alho, salsa e louro durante pelo menos 4 horas. À carne juntam-se as amêijoas e no fim decora-se o prato com uma quantidade razoável de coentros.

Cozido à Portuguesa: se procura um prato tradicional, mais tradicional que o Cozido à Portuguesa é difícil de encontrar. Feito com tradicionais carnes fumadas (como chouriço, entrecosto, pé de porco, presunto, orelheira, toucinho), cenouras, batatas, couve portuguesa e nabos, este prato faz parte da vida e cultura diárias dos portugueses.

Ensopado de Borrego: esta é um guisado muito saboroso, confeccionado com cebolas, alho, coentros e é acompanhado com fatias de pão que foram previamente encharcadas no caldo do guisado.

Leitão à Bairrada: este é um prato aparentemente simples e é um dos mais apreciados em Portugal, especialmente o da Bairrada, a terra natal deste prato típico. Tudo o que é necessário é um leitão, alho, sal, pimenta, banha e salsa. O segredo? Isso não podemos revelar... mas garantimos que se pode arrepender se não provar o famoso Leitão à Bairrada.

Mariscos

Mariscos

Geralmente, os portugueses preferem comer marisco no seu estado natural e com poucos temperos. No entanto, existem alguns pratos concebidos a partir destas deliciosas iguarias. - Arroz de marisco: um dos mais deliciosos pratos de Portugal. É uma excelente mistura de arroz com todo o tipo de marisco, frequentemente adquirido nos mercados diários locais (camarão, mexilhão, amêijoas, berbigão e santola ou sapateira). Leva ainda tomate, cebola, piripiri e muitos coentros. Simplesmente delicioso! - Cataplana: cataplana é o nome do utensílio utilizado para confeccionar este prato. Nela misturam-se todos os ingredientes, mistura esta que dá lugar a um dos pratos mais coloridos de Portugal. Camarões, gambas, sapateira, amêijoas, galinha, bacon, salsa, coentros, cebolas, tomates e pimentos verdes são geralmente cozinhados para mais de duas pessoas.

Peixe

Com uma rica costa marítima, abundante em peixe fresco, Portugal pode-lhe dar o prazer da sua vida com a simples sardinha e outros pratos típicos. Dê uma espreitadela!

Arroz de Polvo: este prato é confeccionado com pedaços de polvo cozinhados em tomate e cebola e é servido sobre uma base de arroz branco. Outra sugestão é o Arroz de Polvo com Vinho Tinto.

Bacalhau à Braz: bacalhau desfiado e batata palha são combinados com ovos e salsa, num refogado de cebola. Muito simples, mas muito saboroso!

Bacalhau com Natas: mais uma receita de bacalhau, entre as muitas existentes. O bacalhau é frito num refogado de cebola e depois vai ao forno com molho branco (béchamel) e batatas fritas em cubos fininhos. Ainda sabe melhor se for servido com uma salada de alface e cebola!

Caldeirada: a caldeirada feita em Portugal é realmente única. Este prato contém diversas espécies de peixe, tais como tamboril, raia, safio, taínha, corvina, etc. tomate, pimento e salsa, mas pode variar de acordo com cada região.

Sardinhas assadas: esta, é sem dúvida, uma das receitas mais procuradas. Não pode vir a Portugal e ir embora sem experimentar sardinhas! Pescada do Oceano Atlântico todas as manhãs, a sardinha é um dos melhores peixes Frescos e é comido de Norte a Sul do país. Com uma simples fatia de pão ou acompanhadas com batatas cozidas e um pouco de salsa, as sardinhas constituem uma excelente refeição em qualquer altura. No entanto, se procura as sardinhas mais saborosas e mais frescas deve consumi-las nos meses sem "erre", uma vez que nos outros não são tão saborosas e ficam mais secas.

Atrás back up vor História
Aviso:

Esta página amostra informação básica. É regularmente atualizada. Não há garantia de que os factos estão correctos e completos.

Contacto | Impresso | Disclaimer | | ©2006-2013 Kornelia Duwe | Design by Sascha Geng