www.montalegre-do-cercal.info

 

Cidades, Vilas e Aldeias do Alentejo

 

Castro Verde

O Concelho de Castro Verde está situado no coração do chamado “Campo Branco”, nas longas e extensas planícies do sul de Portugal, no distrito de Beja, Baixo Alentejo. Há provas abundantes de que a região foi habitada desde tempos pré-históricos e romanos.

Igreja Matriz, a qual exibe rica talha dourada e tesouros de arte sacra, igualmente conhecida como Basílica Real. Outras igrejas e capelas são dignas de interesse, além do antigo moinho do Largo da Feira, recentemente recuperado, e do novo Museu da Lucerna, com uma importante e diversificada colecção de lucernas romanas do século I, descobertas em 1994 na localidade de Santa Bárbara dos Padrões.

Foi perto da vila que se travou a lendária Batalha de Ourique, em 1139, quando Dom Afonso Henriques derrotou os mouros e se tornou o primeiro rei de Portugal. A batalha é recordada nos painéis de azulejos do século XVIII que decoram a Igreja Matriz.

Castro Verde é uma vila rural numa região em que a criação de gado ovino e a pastorícia constituem actividades fundamentais.

Dados básicos - Coisas interessantes - História - Mapa - Património - Restaurantes

Dados básicos:

Região : Alentejo Wappen
Subregião : Baixo Alentejo
Distrito: Beja
Habitantes (2001): 4.800 (Vila); 7 603 (Concelho)
Freguesias (5): Casével, Castro Verde, Entradas, Santa Bárbara de Padrões, São Marcos da Ataboeira
Área: 567,31 km²
Coordenadas: 37º41'N 8º05'W
Orago:  
Câmara Municipal de Castro Verde, Praça do Municipio, 7780-217 Castro Verde

Coisas interessantes:

  • Basílica Real - Igreja Matriz de Castro Verde:a Igreja Matriz de Castro Verde, Basílica Real, marca a passagem de D. Sebastião pela vila em 1573. O seu interior, revestido por painéis de azulejos do século XVII, revela-nos uma das mais carismáticas lendas da História de Portugal: a Batalha de Ourique. [ mais ]
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ou das Chagas do Salvador: A actual Igreja foi reconstruída a mando de Filipe II, sendo anterior, portanto, ao século XVI. Classificada como Monumento Nacional, é um templo de uma só nave, interiormente revestido por pequenos quadrados de azulejos em tons de azul, com aves e flores, entre outros motivos naturalistas. De acordo com a tradição popular, o edifício original teria sido mandado construir por D.Afonso Henriques, em sinal de agradecimentos pela vitória alcançada na Batalha de Ourique, precisamente no local onde existia a casa do ermitão que o avisou da aparição de Cristo. No interior do actual edifício, podem ainda ser vistos alguns quadros alusivos a essa Batalha.
  • Igreja das Chagas do Salvador (séc. XVII) - Rua D. Afonso I - Castro Verde
  • Igreja da Misericórdia (séc. XVIII) - Largo Victor Prazeres - Castro Verde
  • Moinho de Vento: Recuperado em 2003 pela Câmara Municipal de Castro Verde, o moinho do Largo da Feira voltou a moer passados mais de 60 anos. Com moleiro residente, pretende ser uma peça viva, cujas visitas podem acontecer sempre que o mesmo se encontre a funcionar.
  • Arte Pública:Em Castro Verde, a arte pública tem sido motivo de opção como factor enriquecedor no ordenamento e valorização do espaço público. Abordando diversas temáticas, a arte pública merece um olhar atento. [ mais ]
  • Feiras: Feira de São Sebastião (Pau Roxo) (20 de Janeiro), Feira de Maio (5 de Maio), Feira de Castro (3º fim de semana de Outubro).

Videos:

Castro Verde Part. 1 Castro Verde Part. 2 Ciganos em Castro Verde Flight in Castro Verde

Fotos: Clicável para ampliação

Castro Verde Castro Verde Castro Verde Castro Verde
Alentejo > Guia de viagem > Beja > Castro Verde > mais fotos
Wind

Aviso:

Esta página amostra informação básica. É regularmente atualizada. Não há garantia de que os factos estão correctos e completos.

Início de página | Entrar em contacto | ©2005-2013 Kornelia Duwe | Impressum